Sobre quando o fim é o começo

 

Em 2011 vim ao Rio de Janeiro para continuar minha pesquisa sobre advocacia com movimentos populares e algo curioso aconteceu.

Eu estava reunindo desde 2007 os cadernos de coleções de um instituto dedicado a advocacia e a educação popular, o AJUP-RJ. Minha trajetória de 5 anos por encontros, seminários, bibliotecas, acervos pessoais e profissionais tinha chegado ao fim quase completamente. Faltavam alguns volumes que percebi porque estavam no catálogo, e outros que imaginava que pudessem existir.

Ao entrar na sala da companheira Eliana Athayde já havia decidido divulgar tudo o que tinha no blogue da AJPopular. O primeiro sentimento foi de frustração ao saber que o material estava todo reunido num local que eu não teria acesso. Ao continuar a conversa fui pescando com os olhos os títulos dos livros nas prateleiras do escritório. Mas pra quê? Se os cadernos não tem lombadas?

Imaginei um sobre as lutas pela terra, de ontem e de hoje, com críticas arrasadoras do Estado e do Direito. Após algum tempo de devaneio sou interrompido por Eliana que a esta altura também me acompanhava na pescaria:

Mas pera aí, estes aqui com capa dura azul e preta. Nem mesmo eu sabia que estavam aqui.– disse ela me entregando os três volumes.

Estavam todos os cadernos reunidos lá, minha procura terminou exatamente onde deveria ter começado. Mas todo pesquisador sabe que estes dados não se encontra no Google.

buscador da tese

Rio de Janeiro, 27 abr 2015

Sobre relatosdeumjovemprofessor

Blogue dedicado a divulgação de textos e para contar estórias
Esse post foi publicado em Postagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s